FUI REPROVADO NO PROCESSO SELETIVO, E AGORA?

“Cada não que eu recebi na vida, não os colecionei. Não foram sobrevalorizados. Esperei, sem pressa, a hora do sim.”

(Martha Medeiros)

Uma das coisas mais difíceis para quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, é saber ouvir o “não”. E olha que essa é a coisa mais comum de se ouvir, por isso, é importante saber encarar essa negativa para não desanimar e seguir em frente em busca daquele emprego que tanto deseja.

Sofrer rejeições faz parte de todo o processo de amadurecimento e aprendizado, onde o grande diferencial está em saber como lidar com essa rejeição.

Aprendi que a frustração ocorre, quando colocamos expectativas demais em determinada oportunidade.

Mas vamos lá! Cá entre nós!

Não colocar expectativa em uma determinada oportunidade é quase que impossível, pois para nós, cada entrevista agendada é a chance de recolocação e de mudarmos de cenário. Costumamos nos “ver” na empresa trabalhando, almoçando com nossos futuros colegas de trabalho, inclusive.

E quando vem a negativa, como nos sentimos? Incompetentes? Frustrados? Rejeitados? Somos péssimos profissionais?

Não! Nada disso! Já parou para pensar que o seu perfil talvez não seja o ideal para a empresa naquele momento? Ou a empresa não é bem como você pensa que seja?

Ser aprovado em um processo seletivo conta com alguns fatores que estão além das suas habilidades e capacidades, tais como, a cultura organizacional da empresa, o perfil do gestor que requer o profissional, a empatia dos envolvidos, dentre muitos outros quesitos.

Como encarar o “não” de forma positiva?

Eu posso ajudar com algumas dicas:

  1. Nunca aposte todas as fichas: receber uma ligação agendando uma entrevista para uma vaga em uma grande empresa e com o salário que sempre sonhou, é uma ótima notícia com certeza. Tenha em mente que a entrevista é apenas uma etapa de todo o processo. E mesmo tendo uma entrevista agendada não descarte outras ofertas de trabalho, continue enviando seu currículo e esteja preparado caso aconteça uma rejeição para a sonhada vaga, pois assim você não desanima e segue em frente na sua luta em busca da tão sonhada vaga de emprego.

  1. Solicite um feedback: Envie um e-mail formal ao RH da empresa, ou caso tenha o e-mail do recrutador é melhor ainda, comente que você ficou feliz em participar do processo seletivo e gostaria de saber os motivos que levaram a sua reprovação na entrevista, para que assim possa buscar melhorar esses pontos negativos e consequentemente tornar-se um profissional melhor. Claro, esteja ciente que nem todas as empresas irão fornecer tais informações, mas caso forneçam, seja receptivo e maduro para fazer uma autoavaliação.

 

  1. Atitude positiva: Encare cada rejeição como uma oportunidade de aprendizado de melhorar ainda mais e mantenha sempre o foco no seu objetivo principal que é conquistar uma grande oportunidade de trabalho.

  1. Seja você mesmo, respeite quem você é: As pessoas vão te reconhecer e te respeitar por quem você realmente é e não por quem você tenta ser. Da mesma forma, uma organização irá reconhecer seus talentos e habilidades se você mostrar isso de uma forma verdadeira.

Boa sorte!

Até a próxima!

Tatiana Santos

Especialista em T&D

 

Posted in Uncategorized.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *