Setor de Nutrição da Maternidade passa por transformação

Esse é um dos reflexos de uma série de mudanças e adequações que vêm sendo realizadas

A Unidade de Alimentação e Nutrição (UNA) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) tem recebido centenas de registros positivos junto à Ouvidoria da Instituição. Esse é um dos reflexos de uma série de mudanças e adequações que vêm sendo realizadas, tanto na parte física, quanto na equipe de pessoal do setor. Uma ampla reforma concluída recentemente proporcionou melhoria da alimentação, que agora é preparada em ambiente seguindo os melhores padrões de higiene e segurança dos profissionais.

Além da reforma na estrutura do setor, que incluiu a mudança do piso por um antiderrapante, escolhido pelas nutricionistas, pintura de revestimento nas paredes e a climatização, para composição da cozinha, foram adquiridos câmara frigorífica, novos fogões industriais, caldeirões, dentre outros. Tudo seguindo rigorosos padrões de qualidade e exigências a Vigilância Sanitária. “Essa reforma já havia sendo solicitada por nós e se tornou realidade nessa gestão. Fizemos adequações seguindo as orientações do Vigilância Sanitária e já estamos vendo o retorno das mudanças”, comemorou a supervisora de Nutrição, Valéria Silva.

Ela ressaltou que o cardápio oferecido é variado e unificado, e que atende à todas as necessidades nutricionais, tanto para coletividade, que inclui funcionários e acompanhantes, quanto das pacientes, havendo restrição apenas em casos de dieta orientada pelos médicos. São cerca de 2500 refeições oferecidas, diariamente, distribuídas em seis momentos diferentes ( café, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia) para parturientes, acompanhantes e colaboradores da Casa.

Treinamentos
O setor trabalha com cerca de 30 colaboradores e esses profissionais estão passando por um processo de qualificação com o apoio de vários setores da Maternidade e da Supervisão da Superintendência de Assistência à Saúde – SUPAS, da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI).

De acordo com a Supervisora, nos próximos dias 13 e 14 de Junho, haverá a entrega de novos fardamentos e EPIs (Equipamentos de proteção individual), que será feita pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que atua na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Os colaboradores passarão ainda por um treinamento de procedimentos operacionais de saúde a ser coordenado por profissionais da Comissão de Controle de Infecção Hospital CCIH), a assim aprenderem as boas práticas de manipulação higienização dos alimentos. “Aprendendo como higienizar as mãos de maneira correta e manipular os alimentos mais adequadamente também influencia na redução de infecções”, explicou.
Fonte: http://www.capitalteresina.com.br

Posted in Uncategorized and tagged , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *