A comunicação interna e o endomarketing tem o papel de comunicar e realizar ações para colaboradores. Ou seja, faz a conexão entre diretoria, funcionários e parceiros, de forma a integrar as áreas em prol da organização. No entanto, o endomarketing vai muito além da organização de eventos externos e distribuição de brindes.
Com o intuito de entender seu público interno, o endomarketing estuda comportamentos e orienta a comunicação para cada uma das áreas dentro da empresa, muitas vezes em parceria com o RH. Uma das referências quando se fala dessa parceria entre o RH e a comunicação interna, é a Pesquisa de Clima. Pensando no bem estar e satisfação da equipe, este estudo pode apontar possíveis falhas, melhorias a serem aplicadas, ou pontos fortes da empresa.
Além disso, a equipe de endomarketing busca reforçar os dos principais elementos do planejamento de negócios: missão, visão e valores da organização. Com o auxílio do setor de Recursos Humanos, os colaboradores poderão conhecer melhor os ideais da empresa como um todo. Através de eventos (datas comemorativas, reuniões periódicas, cafés, entre outros) e treinamentos, a comunicação interna deve integrar os trabalhadores de acordo com as diretrizes da missão empresarial.
Por fim, é importante que as empresas reconheçam a importância de comunicar-se com seu público interno, antes mesmo de falar com seus clientes, fornecedores e parceiros. Assim, a comunicação pode funcionar como uma forma de engajar sua equipe e torná-los “vendedores” da sua empresa! Afinal, quem não se orgulha em trabalhar em uma empresa que acredita em ideias inovadoras e parecidas com a de seus colaboradores?
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