Num mercado de intensas mudanças, percebe-se que os padrões de profissionais e empregos se transformam constantemente. Muito se fala sobre o fim de um modelo linear de trabalho, das antigas fábricas e linhas de produção. Afinal, muitas vezes estes ambientes são caracterizados por se tornar desmotivantes e estressantes. Este foi o tema do último Encontro de RHs, evento organizado pelo Grupo Naif, que apresenta palestras mensais para profissionais de RH.
Novos modelos de trabalho estão surgindo, e cada vez mais o mercado de trabalho pede por dinamismo. Neste sentido, o RH toma para si um papel mais estratégico do que operacional, e assim acontece em vários outros setores. Quando o assunto é tecnologia, a primeira impressão é de que a modernidade é sinônimo de desemprego. No entanto, a realidade é que no momento em que antigas funções perdem força, novos empregos surgem para suprir as necessidades atuais de mercado.
Neste cenário, a tendência é que tanto o trabalhador quando as empresas procurem melhorias. Para o profissional, é preciso aprimorar suas habilidades, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. Já nas empresas, deve-se investir fortemente em desenvolvimento humano, inteligência emocional e programas de qualidade de vida, este é o novo modelo de trabalho e emprego.
Veja um pouco de como foi o Encontro de RHs de Novembro: