Importância de Cargos e Salários dentro das organizações

O plano de cargos e salários é uma ferramenta utilizada para determinar ou sustentar as estruturas de cargos e salários de forma justa dentro da organização. Esse plano tem como objetivo alcançar os equilíbrios internos e externos, através da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e os seus níveis salariais.

A valorização do trabalhador depende dos objetivos e visões da organização, além de aspectos referentes à escolaridade, experiência, iniciativa pessoal, pro atividade, responsabilidade, horários, condições e riscos de trabalho.

Levando em consideração que o estabelecimento dos salários é complexo, sofrendo a interferência de muitas variáveis dentro da organização, pode-se definir o Plano de Cargos e Salários como sendo o gerenciamento eficaz das políticas de remuneração, estrutura e perfis de cargos e planejamento de pessoal dentro das organizações.

A descrição de cargos permite obter informações que servem para o desenvolvimento favorável do sistema de avaliação dos cargos. Através da validação do aspecto de cargos e salários, se torna possível estabelecer um programa de remuneração, fornecendo informações que pertinentes ao desenvolvimento do sistema de avaliação de cargos.

Dentre os objetivos desse plano são estabelecidos:

> Prever os recursos humanos;
> Especificar atribuições, deveres e responsabilidades inerentes a cada cargo;
> Definir as peculiaridades dos cargos;
> Estrutura salarial;
> Estímulo, a partir de remunerações, nos empregados, elevando a produtividade.

Plano de Cargos e Salários deve atender a objetivos pré-estabelecidos:

Estabelecer uma estrutura de valores relativos para os cargos.Disciplinar as relações entre esses valores, compensando-os financeiramente de maneira equitativa. Minimizar o efeito de decisões arbitrárias para a determinação de salários.Proporcionar um quadro da estrutura, dos qualificativos requeridos e das oportunidades que podem ser oferecidas.Descobrir e eliminar distorções.Propiciar controle eficiente.

Com relação aos termos existentes no plano de cargos e salários, uma administração saudável produz, entre outras, as seguintes vantagens:

> Estrutura de cargos enxuta;
> Menores custos de pessoal;
> Melhor retorno de cada real despendido com salários.

O planejamento de cargos e salários precisa acompanhar o avanço tecnológico, as mudanças de mercado, a política econômica, como também participar das decisões maiores da organização quando do planejamento orçamentário anual. Precisa conhecer as metas e objetivos da empresa para melhor se adequar e se encaixar nas práticas e políticas gerais da organização.

Pode-se concluir que no planejamento e administração de cargos e salários, deve-se dar importância à elementos, como função, cargo, descrição do cargo, requisitos, valor relativo e absoluto, estrutura de cargos e mercado de trabalho, para que se possa estabelecer de forma coerente a especificidade de cada cargo/função.

Desta forma, ressalta – se que:

>Identificação, levantamento de descrições de funções pessoais;
> Classificação por grupos ocupacionais e por similaridade, complementação e sequenciais;
> Padronização de cargos;
> Titulação de cargos;
> Elaboração de sumário;
> Análise de requisitos;
> Seleção de fatores de avaliação;
> Elaboração do manual de avaliação;
> Avaliação de cargos;
> Ponderação de fatores e graduação de escalas dos fatores;
> Classificação de cargos.

Uma plano de cargos e salários eficiente e eficaz, transmite maior confiabilidade aos funcionários, além da confiabilidade para investimento e obtenção de lucro ao alcançar o objetivo planejado.

 

Caso queira saber mais, entre em contato com a NAIF Recursos Para Humanos.

contato@naifrh.com.br 

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