Em 2018, o eSocial será implantado em diversas fases de acordo com o faturamento das empresas. Neste momento, a empresas adotarão o sistema como uma nova rotina dentro do departamento, visto que implicará uma série de cadastros e envios previdenciários para o Governo Federal. Dentre as exigências que impactam nas empresas, entra em vigor, a aplicação de multas em caso de omissão de informações, falta de atualização de dados e não envio de comprovantes.
Neste primeiro momento, as empresas com faturamento acima de R$78 milhões deverão fazer a qualificação cadastral e implantar o sistema de acordo com as datas descritas no cronograma de implantação.
Segundo matéria publicada no Portal eSocial,
12. Quais as penalidades que as empresas estão sujeitas, caso não cumpram algum quesito?
Basicamente, serão as mesmas penalidades a que estão sujeitas hoje pelo descumprimento de suas obrigações. Não há cobrança de multas para a empresa que não aderir ao sistema de forma imediata. No entanto, o processamento e quitação das obrigações rotineiras da empresa para com a administração federal ficará praticamente inviável, se ela não se adequar ao eSocial.
Confira mais notícias no site oficial do Governo Federal e fique atento às mudanças que impactam no departamento pessoal.
Entre em contato conosco e saiba como:
Entre em contato conosco:
contato@naifrh.com.br
Érica Brocanelli
Ricardo Campos
William França
Caroline Soares