Responsabilidade social terá pesquisa do Ciesp e SESI

Quando o assunto é responsabilidade social, muitas empresas possuem dúvidas com relação à execução de projetos. Com o intuito de mapear as ações sociais e sanar dúvidas dos empresários, que atuam em São Bernardo, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em parceria com o  SESI (Serviço Social da Indústria) realizam pesquisa. O estudo, que sai até o final do mês, irá nortear o trabalho do grupo Responsabilidade Social Corporativa.

O objetivo é, através das empresas, fazer intercâmbio e tornar públicas as ações de responsabilidade social. “É uma união sinérgica”, afirma Sérgio Moretti, diretor do Sesi Albano Franco e que comanda o grupo, composto ainda por representantes da Fundação Volkswagen, Glaston e Mercedes Benz. “Que fique claro que queremos a participação de pequenas e médias empresas nas reuniões. Queremos trocar ideias”, diz. Assim, toda empresa, de qualquer porte, pode tirar dúvidas sobre o tema com os agentes disponibilizados pelo Sesi (rua Suécia, 900, bairro Assunção, São Bernardo).

A crise financeira brasileira pode inibir as empresas de exercerem papel social mais intenso, mas de acordo com Mauro Miaguti, diretor do Ciesp São Bernardo, não é necessário investir muito para promover ações significativas. “A ação social não está só na ação beneficente, mas de sustentabilidade, conscientização dos funcionários e população”, ensina.

Miaguti acredita que ter uma postura de ajudar o próximo é benéfico para a indústria. “Hoje estamos na era da competitividade. As empresas precisam se preocupar com o fornecedor não só no ponto de vista produtivo e econômico. É forte a tendência de as empresas terem uma imagem positiva dentro do cenário do meio industrial”, disse Miaguti.

Como se engajar

Para a consultora de marketing, Catia de Moura Oliveira, a empresa só tem a ganhar. “Os departamentos de marketing e de Recursos Humanos podem trabalhar juntos. O que interessa é o engajamento da diretoria e até mesmo dos colaboradores no projeto”, explica. Catia diz que se a empresa é pequena ela pode juntar forças com outras instituições e distribuir cestas básicas ou brinquedos na época natalina, ou realizar ações, como a coleta seletiva. Outra ideia é incentivar os funcionários a doarem sangue ou ainda promover a visita de diretores e colaboradores a hospitais, orfanatos e asilos.

“Muitas redes de fast food têm parcerias com empresas de coleta de óleo e doam o material em troca de detergente. Com isso, reduz custo e faz o bem”. Além de ajudar a comunidade, ações de responsabilidade social fortalecem a marca. “Para o marketing é importante, pois a empresa pode mostrar para o mercado que tem interesse social”, completa.

Adote um Cidadão busca parceiros

O empreendedor social Antonio Carlos Veiga é fundador do Projeto Adote um Cidadão, que nasceu em 1999. A associação sem fins lucrativos é parceira do Ciesp e visa promover cursos para jovens e pessoas com deficiência física. A entidade promove aulas profissionalizantes de telemarketing, auxiliar de escritório e contabilidade, atendimento de farmácia, turismo, técnico de segurança. Também há cursos de pacote office. Os deficientes mentais e visuais podem contar com cursos de inclusão digital.

Atualmente, o Adote um Cidadão não possui apoio de indústrias, mas a expectativa é de receber auxílio por meio de bolsas de estudo para os alunos. O site da instituição www.adoteumcidadao.com.br já está atualizado com proposta de parceria.

Fundação VW

A Fundação Volkswagen tem 10 projetos de educação e desenvolvimento social para o público infanto-juvenil. Além disso, a montadora passou a exigir dos fornecedores ações de responsabilidade social e a incluir nos contratos cláusulas que tratam da erradicação do trabalho infantil e escravo.

Keli Smaniotti, diretora da fundação, acredita que uma das melhores maneiras de uma empresa atuar com responsabilidade social é apoiar a educação. “Acreditamos que a educação é fundamental para garantir o desenvolvimento pessoal, trabalhando fortemente as questões de cidadania e podendo resultar em melhores oportunidades profissionais no futuro”, diz.

Fonte: http://www.reporterdiario.com.br/noticia/2192537/responsabilidade-social-tera-pesquisa-do-ciesp-e-sesi/

 

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