Outubro Rosa Colorido de São Caetano

Nessa semana o Caism programa oficina com a artista plástica Tânia Turcato, palestra e entrega dos resultados das mamografias realizadas em 1º de outubro

A programação do Outubro Rosa Colorido do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul segue até a próxima semana. Na quinta-feira (22/10), as sulsancaetanenses participaram da dinâmica Adaptando Cotidiano: Terapia Ocupacional e da oficina de automaquiagem. Nesta segunda-feira (26/10), a partir das 9h, acontece visita guiada e oficina de pintura/colorir, com a artista plástica Tânia Turcato, e a palestra Quimioterapia e radioterapia e mudanças nos hábitos alimentares. Em 29/10, triagens e consultas com mastologista para entrega dos resultados das mamografias realizadas no início deste mês.

Só neste ano o Brasil registrou 57.000 novos casos de câncer de mama. São Caetano tem 338 mulheres em tratamento no município. Graças ao serviço de exames preventivos de mamografia, a maioria dos casos é diagnosticado precocemente. O Caism faz em média 800 mamografias por mês. É um serviço de Saúde que a espera pelo exame não passa de 15 dias. Não existe fila.

Também foram promovidas exposição, oficinas de relaxamento e de turbantes e lenços, fisioterapia e diversas palestras de orientação sobre o tema, com dicas e esclarecimentos de dúvidas. O Caism está situado na Rua Herculano de Freitas, 200, Bairro Fundação. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4221-4442 ou do site www.saocaetanodosul.sp.gov.br.

MOBILIZAÇÃO – A Prefeitura mobilizou outras duas grandes ações para conscientizar a população feminina. Três mil moradoras foram atendidas em 22 especialidades médicas no Mutirão da Saúde da Mulher, sexta edição mensal do Programa Fila Zero, realizado no dia 17 de outubro, no Hospital São Caetano. E mais de três mil pessoas foram até a Avenida Presidente Kennedy, no dia 18 de outubro, na Caminhada Outubro Rosa, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Rede Feminina de Combate ao Câncer.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), a recomendação para o exame de mamografia é a partir dos 50 anos, pelo menos uma vez ao ano. Robertina Grandon Cáceres, moradora do Bairro Santo Antônio, está sempre atenta. “Recebi as orientações durante o mutirão. É muito bom quando você tem que fazer alguma coisa mais rápida”, disse. Já Neide de Campos, do Bairro Nova Gerty, elogiou a área da Saúde. “Fiz o procedimento e passei pelo ginecologista. Super simples e importante. Nunca se sabe. Eu circulo por diversas unidades. Utilizo os serviços. Melhorou bastante. Maravilhoso. Parabéns para todos os profissionais”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO
26/10 (segunda-feira)
A partir das 9h
– Visita guiada e Oficina de Pintura/Colorir (Com a artista plástica Tânia Turcato);
– Quimioterapia e radioterapia e mudanças nos hábitos alimentares.

29/10 (quinta-feira)
A partir das 7h
– Triagem e consulta com mastologista para entrega dos resultados das mamografias do dia 1/10.

Posted in Uncategorized.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *