Resumo do Encontro de Setembro

Havia um tempo em que pagávamos salários num envelope (“tá certo? Próóóóximooo”), que preenchíamos guias na maquina de escrever (as crianças de hoje ficam maravilhadas com aquele “troço” tipo um teclado que já imprime enquanto digitamos…rs), pagávamos a GPS no dia 2 de cada mês, que o ponto tinha que ser apontado manualmente, lápis e borracha eram nossos companheiros inseparáveis, que comprávamos os formulários rescisórios em banca de jornais ou bazar (se procurar ainda encontra…rs)… Segurança do trabalho e medicina ocupacional? Não, não… apenas para os grandes.

Pois bem, tudo isso é passado, não? definitivamente não estamos ficando velhos, é a tecnologia que avança a passos largos (rs). E agora, como bem definido pela Dr. Nilza, é chegado a hora de uma “nova ERA”. Seremos submetidos à adaptação da escrituração da folha de pagamento. Estamos preparados?

Acredito ser porta voz da maioria ao afirmar que não, ainda falta muito, não apenas por nós, mas por toda nossa cultura do “jeitinho brasileiro” que é um elemento extremamente relevante nesta equação. Sabemos que as férias, de ontem pra hoje, não é por vontade nossa (RH), que a hora extra acima do limite é força do sistema, entre outras situações corriqueiras que nos deparamos diariamente. Isto tudo terá que mudar. Segundo a Dra. Nilza, com a “nova era digital” tudo deverá ser tal como os legisladores queriam com a consolidação das leis em 9/8/43, mas sempre demos um “jeitinho” daqui ou dali para “driblar” alguns prazos. Enfim, a palestra serviu para nos preocupar, sim, mas sobretudo para que nos preparemos para esquecer as antigas e famigeradas práticas do passado e atuar de maneira diligente com toda empresa e amputarmos o “jeitinho” dos nossos procedimentos.

Diligentes… Ser diligente foi o tema da segunda palestra do meu amigo, teólogo e comunicador Fredh Hoss e que de forma brilhante fechou a manhã despertando em nós um pouco de culpa, talvez, por não ter levantado a “bunda da cadeira” (rs), só nossa amiga entendeu bem o sentido de ser diligente e, por tanto, foi contemplada com dois livros escritos por ele… Isso porque fui privilegiado com uma provocação nos bastidores e não percebi…(rsrs)

Para deixar nossa manhã ainda mais especial, fomos convidados a participar de que estamos chamando de “Clube da Oratória”, um sonho do nosso palestrante e que nos brindará, apenas para nós, membros do Vivat, com aulas gratuitas de oratória (vamos alinhar os detalhes e passo em seguida).

E foi assim, nossos encontros tem sido cada vez mais enriquecedor e surpreendente.

Um agradecimento especial a equipe do SESI que com muito carinho e técnica mineira 😉 nos receberam de maneira muito afetuosa. Aos palestrantes Dra. Nilza e sua equipe e meu amigo Fredh Hoss obrigado por mais este evento.

Posted in Uncategorized.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *